SOS ENTRE RIOS

Este é mais um buraco, entre tantos por aqui, no qual bom humor, doses de ironia e pitadas de inteligência (?) se misturam. Aprecie, com moderação, relatos bem-humorados sobre coincidências que são meras semelhanças da realidade diária do que (não) acontece no distrito de Entre Rios - famoso pelas colônias de alemães, de cupins, de traças, de buracos...

A que (e a quem) serve o SOS ENTRE RIOS

¨Quando chegamos aqui, não havia nada. Absolutamente nada. Nem estradas, nem casas, muito menos energia elétrica ou água encanada. Àquela época, nenhum de nós acreditava que Entre Rios pudesse prosperar desta maneira¨.

A citação acima, não necessariamente com essas palavras, mas no seu sentido mais amplo, é o pensamento de dez em cada dez suábios pioneiros que desembarcaram em Entre Rios, entre 1951 e 1952. Mais de 60 anos depois, todos, sem exceção, se orgulham por terem transformado o chamado ¨campo bruto¨ na mais próspera terra da região. Um desenvolvimento que começou na base da enxada e hoje conta com uma tecnificação de ponta e em larga escala.

Em respeito a essa história e com o objetivo de expressar uma opinião condizente com a de boa parte da população do distrito, no que se refere especialmente ao descaso quanto à infraestrutura, criou-se o SOS ENTRE RIOS.

Com um olhar bem-humorado (?), aborda-se, principalmente, o estado das rodovias, estradas e ruas de Entre Rios, que há anos não recebem a devida atenção por parte dos órgãos competentes(?).

Não é objetivo do blog apontar ou condenar uma determinada administração pública, seja ela de esfera municipal, estadual ou federal. Tem-se, contudo, a intenção de motivar os cidadãos de Entre Rios a se mobilizar, a questionar e, principalmente, a reivindicar seus direitos básicos. No caso, o direito constitucional de ir e vir.

Por ser a situação mais evidente, que atinge o cotidiano da população, o SOS ENTRE RIOS aborda principalmente a inexistência da manutenção constante do asfalto de rodovias e estradas (municipais e estaduais), sejam elas novas (construídas há 3 ou 4 anos) ou antigas (feitas há 15, 20 anos). Se por um lado é compreensível que uma região com regime de chuvas próximo a 2.000mm anuais tenha problemas com buracos asfálticos, não é, porém, justificado o motivo pelo qual os asfaltos chegam a passar anos sem serem sequer consertados, quiçá refeitos.

Não há aqui, e nunca haverá, espaço para politicagem. Comentários partidários, com acusações e ou xingamentos políticos, não são publicados. O debate que se pretende é muito maior do que simplesmente apontar o eventual culpado. Até porque, culpado maior é quem vota e elege.

O que o SOS ENTRE RIOS pretende é conscientizar e mobilizar a população para que se pressione os responsáveis (?) - e, claro, aproveitar para rir um pouco da própria desgraça, enquanto ficamos à espera de um iluminado, que tomará providências definitivas e não, como sempre, apenas paliativas.

Achar que o SOS ENTRE RIOS tem alguma pretensão política é direito de cada um. Mas, de fato, jamais haveria (deixamos estes postos para quem já se encontra lá embaixo, na classe política, ou pretende descer). Acreditar que o SOS ENTRE RIOS denigre a imagem do distrito, ao divulgar suas calamidades, também é direito de cada um.

Pensar, refletir e exigir soluções é dever de cada cidadão. Ao se partir do princípio que cidadãos não precisam, nem devem depender apenas da boa vontade (?) política para ver sua comunidade crescer, abre-se a possibilidade da união em prol dos interesses comuns.

Rápido parêntese reflexivo: será que a culpa por um governante deixar todas as obras para o ano político não é de cada cidadão? Que, tal qual cachorro maltratada deixa de rebelar-se contra o dono, por saber que se esperar, quietinho, por três anos, receberá a ¨recompensa¨ no quarto (ano, não no cômodo)? E, pior, ao receber a recompensa, acredita que o dono voltou a ser bondoso, e se esquece dos tempos de sofrimento? Fim do parêntese reflexivo.

O SOS ENTRE RIOS acredita que cidadãos têm de ter voz e poder para transformar. Basta se unir. Com o que se honraria a luta e labuta daqueles que, há 60 anos, dia após dia, acordavam às 4h da manhã para plantar um futuro inserto e hoje colhem um dos lugares mais lindos e prósperos do Brasil.

A conscientização é o objetivo final do SOS ENTRE RIOS. E, do nosso jeito, digamos, peculiar, estamos tentando fazer a nossa parte.


P.S.: Aproveito para informar que o SOS ENTRE RIOS será candidato a vereador pelo PAF (Partido dos Asfaltos Furados), com o lama, digo, lema ¨retapados venceremos¨, votem em mim!!! Atenção, isso foi irônico (que saquinho ter de deixar claro, sempre).